domingo, 24 de janeiro de 2010

Anita Shreve: Testimony

Autor: Anita Shreve
Título: Testimony
Ano: 2008
Género: Drama
Número de páginas: 320
Editora: Little, Brown Group Book

Uma vez que tive de ler este livro para uma cadeira do meu curso, decidi deixar aqui um comentário sobre ele, referindo, para mim, as suas qualidades e defeitos.

Antes de começar, devo admitir que os meus conhecimentos sobre literatura não são extensos. É verdade que ler dá-me bastante prazer, principalmente quando encontro uma obra que me consiga cativar. No entanto, estou muito longe de ser um "papa-livros", porque não o faço com muita frequência. Por isso, é normal que "Testimony" seja o primeiro livro que leio de Anita Shreve.

O argumento é bastante simples. Passa-se no estado de Vermont (E.U.A.) e gira à volta de uma cassete de vídeo que mostra quatro estudantes, três rapazes maiores de idade e uma rapariga ainda menor, a ter relações sexuais em grupo num dormitório da escola Avery Academy. Um dia, um membro da administração da escola confisca a dita cassete a uns alunos e entrega-a a Mike, o director, que, mal descobre o seu conteúdo, se apercebe que está metido numa grande alhada. Dada a gravidade dos acontecimentos, Mike tenta a todo custo manter o caso dentro da administração da escola, mas, misteriosamente, a história torna-se pública e a vida de muitas pessoas desmorona-se completamente.

O tipo de linguagem usado pela escritora, simples e fácil de entender, foi uma das primeiras características que me agradou neste livro. Para além disso, destaco a forma como tudo nos é contado, porque é, sem dúvida, o que confere a "Testimony" uma beleza especial. Tal como o título indica, a história é-nos contada através de testemunhos de personagens que lidaram com o escândalo, desde um jornalista até aos estudantes envolvidos no acto sexual. Esta técnica torna tudo mais misterioso e interessante para o leitor, visto que alguns testemunhos são extremamente empolgantes e nos deixam com vontade de desvendar o caso, ou seja, descobrir como tudo aconteceu.

No entanto, isso também tem as suas desvantagens, porque algumas personagens são desinteressantes e ler os seus testemunhos torna-se um pouco aborrecido, principalmente quando Anita Shreve se perde em pormenores completamente irrelevantes.

Em geral, "Testimony" é uma obra bastante razoável, com algumas passagens muito bem conseguidas e que nos agarram completamente e outras mais aborrecidas. Não é excepcional, é verdade, mas é capaz de proporcionar bons momentos de leitura.

Eduardo Marinho

Sem comentários:

Enviar um comentário