sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ao vivo: Alcest, Les Discrets, Soror Dolorosa

Alcest, Les Discrets, Soror Dolorosa - Les Voyages De L'Âme Tour
Hard Club, Sala 2 - 14/02/2012

Foi na noite do Dia dos Namorados que os franceses Alcest regressaram a Portugal em data única para promover "Les Voyages De L'Âme", o seu disco mais recente. A acompanhá-los como bandas de suporte estiveram os Soror Dolorosa e os Les Discrets, projecto de Fursy Teyssier (ex-guitarrista dos Amesoeurs e responsável por alguns dos últimos artworks dos próprios Alcest).

A sala 2 do Hard Club já estava minimamente composta quando os Soror Dolorosa subiram ao palco. Com uma sonoridade muito ligada à Coldwave, o colectivo liderado por Andy Julia (dos Darvulia e ex-Celestia) deu um excelente concerto que arrancou bastantes aplausos. O alinhamento baseou-se em "Blind Scenes", embora o EP de estreia não tenha sido esquecido, e foi notável assistir à intensidade que temas como "Crystal Lane" ou "Autumn Wounds" ganham ao vivo.

A seguir, foi a vez dos Les Discrets. A formação consistiu em Fursy na voz e guitarra, Zero na guitarra e voz de apoio, Neige no baixo e Winterhalter na bateria. O som nem sempre esteve ao nível desejado e, ao vivo, a voz de Fursy não tem a força que tem em estúdio, mas a sua humildade e dedicação compensaram essas limitações. Foram tocadas canções de ambos os álbuns, sobressaindo "L'Échapée", "Les Feuilles de L'Olivier" e "Le Mouvement Perpetuel". Perto do fim, o público foi surpreendido com "Gas In Veins", tema de abertura do único disco dos defuntos Amesoeurs.

Poucos minutos depois da actuação dos Les Discrets, Neige, Zero e Winterhalter regressaram ao palco já acompanhados por Indria (dos Peste Noire) para dar início ao concerto de Alcest. Nesta 3ª passagem por Portugal, notou-se uma maior coesão e à vontade da banda, assim como uma grande evolução do baterista Winterhalter. Gozando de um bom som, os Alcest viajaram por todos os seus longa-duração, começando com as novidades "Autre Temps" e "Là Où Naissent les Couleurs Nouvelles". Aproximadamente a meio do set, o ritmo abrandou ao som da belíssima "Sur L'Ocean Couleur de Fer" e para o encore ficaram guardadas "Souvernirs D'un Autre Monde" e "Summer's Glory", que fecharam com chave de ouro esta noite na sala 2 do Hard Club.

Sem comentários:

Enviar um comentário