segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Cassetes... um interesse renovado!

Verdade seja dita, nunca fui apreciador de cassetes enquanto apaixonado por música em formato físico. Raramente soam tão bem quanto um CD e não são tão práticas. Porém, nas últimas semanas tenho-me deixado envolver pela sua magia e confesso que tem sido uma (re)descoberta muito agradável. A experiência de escutar num deck material originalmente lançado em cassete é única.

No mês passado, deparei-me com duas demos de Ancient Rites à venda por um preço acessível. Como fã acérrimo destes belgas, decidi arriscar na sua aquisição, mesmo correndo o risco de não serem originais, e apenas procurei garantir junto do vendedor que ambas estavam em bom estado. Este negócio acabou por despoletar em mim um interesse renovado pelas fitas e fez-me lembrar que ambos os meus leitores de cassetes, um dual deck da Kenwood e um Sony Walkman, há muito precisavam de uma revisão. Ambos têm mais de 20 anos e queria colocá-los 100% funcionais.

Como nunca tive grande jeito para o "faça você mesmo", achei mais seguro optar por um técnico especializado. Contudo, encontrar alguém experiente em sistemas hi-fi antigos nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, não há por aí muita gente interessada em ressuscitar aparelhos tão "arcaicos e obsoletos" como um leitor de cassetes. 

Após alguma pesquisa na Internet descobri, através do Fórum Áudio Analógico de Portugal, a Manfers, empresa especializada na reparação e restauro de equipamentos áudio e vídeo. Fiz uma visita às instalações e aproveitei para deixar lá o Sony Walkman como "teste", tendo ficado bastante contente com o resultado final.

Entretanto, à conversa com um amigo, falei-lhe sobre este interesse renovado em cassetes, ao que o mesmo me respondeu que tinha algumas, mas que já não lhes prestava atenção. Acabou por oferecer-me a sua coleção na vez seguinte em que estivemos juntos. Sem mais assunto, despeço-me com a lista e respetiva fotografia do material tão gentilmente cedido:


Black Flame - Under the Black Flame
Coldness - Imperfection... Rotten
Cripta Oculta/Nortada Gelada - s/t (Split)
Flamma Aeterna - Forever Inferno
Infernal Kingdom - Our Darkest Black Metal
Inner Helvete - Total Bloodshedding Devastation
Irae - Spreading the Wrath of Satan
Irae - Anti-Human Rehearsal
Nightrealm/Irae - Destroying your Existence (Split)


Sem comentários:

Enviar um comentário