quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Debauchery: Rockers & War

Debauchery
"Rockers & War"
AFM Records
5,5/10

Embora se tenham formado em 2000, “Rockers & War” é já o sexto longa-duração dos alemães Debauchery. No entanto, nunca tinha ouvido falar deles, até a RHL me ter enviado uma promo do seu registo mais recente. 

“Rockers & War” é, sem dúvida, um dos discos mais estranhos que já ouvi, sem contar com aqueles que são experimentais. Porquê? Para começar, o álbum divide-se em duas partes: “War”, onde predomina o Death Metal (da faixa 1 à 6) e “Rockers”, onde os Debauchery se tornam hard rockers (da faixa 7 à 11). Além disso, alguns pormenores musicais e as letras da segunda parte deixam-nos a pensar se estes alemães realmente se levarão a sério… “There is Only War” é a faixa de abertura de “War” e começa de forma arrastada e groovy, transformando-se depois numa canção rápida com uso de teclados que lhe conferem uma toada tanto sinfónica como electrónica. Segue-se “Primordial Annihilation”, provavelmente a faixa mais interessante do disco. Algo entre Death’n’Roll e Thrash Metal, esta canção é orelhuda o suficiente para cativar o ouvinte, apesar de não ser nada de especial. A terceira faixa, “Honour & Courage”, já aproxima os Debauchery do Black/Death Metal sinfónico e melódico. Apesar disso, neste tema há ainda lugar para uma passagem calma, acompanhada por uma guitarra acústica e um solo a condizer, lembrando aqueles momentos mais melosos de Power Metal. As restantes canções de “War” não oferecem muito mais que as acima faladas. As composições dos Debauchery, misturando elementos que vão do Power Metal ao Death Metal brutal, até são razoáveis. No entanto, se formos exigentes e sérios, o resultado é pouco melhor que medíocre. Então, se tivermos em conta alguns solos de guitarra… “Rockers” lembra ligeiramente os Six Feet Under a tocar AC-DC. As canções que compõem esta parte são engraçadas e divertidas, apropriadas para uma festa ou algo do género. Mas, tal como “War”, o resultado não é o melhor E se na primeira parte éramos fustigados com solos de mau gosto, nesta segunda parte são versos como “She likes the Metal and Rock and she likes sex and my big cock” ou expressões como “Fuck Hip-Hop/Hip-Hop sucks” que nos deixam logo com o pé atrás. 

Enfim, se não têm mais nada onde gastar o dinheiro ou estão à procura de um disco engraçado, “Rockers & War” pode ser uma boa escolha. Se não é o caso, nem vale a pena dar uma oportunidade a este disco.

Crítica originalmente escrita para a Rock Heavy Loud.

Sem comentários:

Enviar um comentário