quarta-feira, 25 de julho de 2012

Absu: Barathrum - V.I.T.R.I.O.L.

Absu - Barathrum: V.I.T.R.I.O.L.
Reedição de 1997 em Digipak pela Osmose Productions

Antes de se tornarem uma referência para qualquer fã de Black/Thrash Metal graças a trabalhos como "The Sun of Tiphareth", "The Third Storm of Cythraul" e "Tara", os Absu deambulavam pelos caminhos mais obscuros do Death Metal. Formados em 1989 no Texas por Shaftiel e Equitant, lançaram duas demos e um EP antes de o carismático Proscriptor Mcgovern ingressar para ocupar o cargo de baterista e vocalista. Depois de partilharem o palco com artistas como Entombed, Autopsy, Incantation, entre outros, os texanos entraram em estúdio em 1993 para gravar aquele que viria a ser o seu álbum de estreia, "Barathrum: V.I.T.R.I.O.L.".

Comparado aos lançamentos anteriores, este disco ainda preserva o Death Metal como esqueleto musical, mas já se nota uma mutação sonora, com claras influências de Black Metal, assim como uma composição muito mais elaborada, fruto da entrada de Proscriptor para a banda. Outro aspecto interessante é o uso moderado de sintetizadores na maioria das canções, que lhes confere uma atmosfera macabra e ritualista. No entanto, apesar das várias qualidades que possui, este trabalho também tem as suas falhas, sendo a sua curta duração uma das que mais se destaca. Além disso, das sete canções aqui presentes, duas delas são interlúdios, ainda que relevantes.

Embalagem 
Quando vi, pela primeira vez, esta reedição à venda, fiquei de imediato com a impressão que, caso a adquirisse, não valia a pena esperar nada de elaborado em termos visuais. Apesar das expectativas baixas, esta reedição ainda é mais pobre do que imaginava no que toca à embalagem. Trata-se de um digipak de três painéis sem qualquer livrete a acompanhar. As letras, assim como todas as informações relevantes sobre o álbum, estão impressas no interior dos painéis. Embora a qualidade da embalagem não seja um dos pontos fortes desta segunda reedição da Osmose Productions, o uso da capa original de "Barathrum: V.I.T.R.I.O.L." foi um aspecto que me deixou satisfeito, uma vez que é bem mais bonito que o da primeira reedição da editora francesa.


Conteúdo 
Juntamente com as sete canções que compõem originalmente o disco de estreia dos Absu, esta edição traz mais três faixas bónus, todas elas gravações ao vivo de 1995. Se tivermos em conta o ano em que foram gravadas e os recursos da banda na altura, a qualidade de som é excelente. Além de termos uma clara percepção do que se ouve, também somos brindados com uma prestação cativante dos músicos, o que torna estes extras dignos de repetidas audições.

Tracklist 
01. An Involution of Thorns (3:08)
02. Descent to Acheron (Evolving into the Progression of Woe) (4:33)
03. An Equinox of Fathomless Disheartenment (3:13)
04. The Thrice is Greatest to Ninnigal (5:00)
05. Infinite and Profane Thrones (6:20)
06. Fantasizing to the Third of the Pagan Vision (Quoth the Sky, Nevermore Act II) (05:27)
07. An Evolution of Horns (03:09)
-Bónus-
08. The Coming of War (5:11) *
09. The Thrice Is Greatest to Ninnigal (5:10) **
10. Never Blow Out the Eastern Candle (5:30) *
*   Gravada na Holanda, no dia 21 de Abril de 1995
** Gravada na Alemanha, no dia 26 de Abril de 1995

Conclusão 
Em termos de conteúdos musicais, esta é a edição mais completa de "Barathrum: V.I.T.R.I.O.L." que conheço em CD, já que a primeira prensagem da Gothic Records e a primeira reedição da Osmose Productions apenas contêm as sete faixas originais. No entanto, esta segunda reedição fica a perder na qualidade da embalagem, que apenas cumpre o básico. Aqueles com o bichinho de coleccionador sempre podem optar pela edição da Gothic Records (limitada a somente 900 cópias) ou pela reedição de 2011 em triplo vinil com muitos extras, limitada a 500 cópias numeradas. Preparem-se é para abrir bem os cordões à bolsa.

Sem comentários:

Enviar um comentário