quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Process of Guilt: Fæmin

Process of Guilt - Fæmin 
DigiSleeve limitado a 500 cópias lançado pela Bleak Recordings/Division Records (br002, dr045)

Após uma estreia e um segundo álbum muito promissores, os eborenses Process of Guilt viram-se catapultados para a primeira linha do Metal nacional. Por esse motivo, "Faemin" era aguardado com imensas expectativas. Lançado em Maio deste ano, é um disco mais conciso, tanto em duração como no número de canções, do que os seus antecessores, além de revelar uma evolução sonora para caminhos próximos do Sludge e Post-Metal de uns Neurosis, mas que ainda mantém o Doom Metal como base. São os primeiros minutos de “Empire” que nos preparam espiritualmente para uma viagem sonora que deve ser levada até ao fim. A canção inicia-se com simples acordes de guitarra envolvidos por um subtil feedback de distorção, até que lentamente começam a surgir os instrumentos e a voz grave de Hugo Santos. À medida que o ritmo hipnótico se grava no nosso subconsciente, vai-se formando uma parede sonora cada vez mais densa que atinge o seu ponto máximo no momento em que a canção finalmente arranca, revelando uns Process of Guilt mais intensos e opressivos. "Blindfold" dá seguimento a essa abordagem mais agressiva do colectivo eborense, com um riff dissonante e abrasivo que conduz o tema a um meio-tempo avassalador. "Harvest", apesar de ser a canção mais curta deste trabalho, é a mais variada e próxima do som de "Erosion", possuindo um refrão cheio de um peso pegajoso e viciante. Em "Cleanse", a abordagem agressiva é interrompida e dá lugar a uma atmosfera apocalíptica e menos sufocante, mas igualmente negra e desesperada. A encerrar o álbum, "Fæmin", a faixa-título, é a síntese desta viagem por paisagens sonoras tenebrosas. Imperdível! [9/10]

Embalagem 
A primeira prensagem de "Fæmin" vem numa DigiSleeve limitada a 500 cópias protegida por um envelope de plástico transparente.  Ao abrir a embalagem de cartão, encontramos uma abertura de cada lado, uma para o disco e outra para o livrete. Embora seja fácil de usar, este tipo de armazenamento não é tão eficaz como seria de desejar, por isso há-que ser cuidadoso no seu manuseamento. No livrete desdobrável estão impressas as letras das canções e as informações relativas à gravação deste álbum.


Conteúdo 
Esta edição não traz material extra, cingindo-se apenas às cinco canções que compõem originalmente "Fæmin".

Tracklist
01. Empire (09:52)
02. Blindfold (08:18)
03. Harvest (06:47)
04. Cleanse (07:48)
05. Fæmin (10:54)

Conclusão 
Embora esta primeira edição não possua grandes argumentos a nível de apresentação e careça de quaisquer extras, é uma compra obrigatória para qualquer fã dos Process of Guilt e quejandos. Além de ser limitada a apenas 500 cópias, é a única edição existente actualmente e "Fæmin" é um trabalho que merece ser ouvido vezes sem conta.

Sem comentários:

Enviar um comentário