segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mnemic: Sons of the System

Mnemic - Sons of the System
Edição europeia da Nuclear Blast em digipak (27361 23010)

Há bandas às quais se profetiza um futuro risonho quando surgem, mas que, por algum motivo, acabam por nunca conseguir estar à altura das expectativas. Os dinamarqueses Mnemic são um desses casos. Quando editaram a estreia "Mechanical Spin Phenomena", a Nuclear Blast promoveu-os como uma inovação e uma grande esperança para o Metal moderno. No entanto, a saída do talentoso vocalista Michael Bøgdalle, em 2005, e o relativo fracasso de "Passenger", em 2007, deram origem a um período menos positivo para o colectivo.

Em "Sons of the System", os dinamarqueses parecem ter dado um passo atrás para dar dois em frente. Não só regressaram à sonoridade explorada nos dois primeiros discos, deixando de parte as influências Metalcore de "Passenger", como também voltaram a trabalhar com o produtor Tue Madsen. Além disso, Guillaume Bideau, que ocupa o lugar de Michael Bøgdalle, revela uma grande evolução neste trabalho. Contudo, continuam a faltar temas verdadeiramente memoráveis, como "Liquid" ou "Door 2.12", e a duração total deste disco também parece um pouco excessiva. Veremos o que os Mnemic nos reservam com o próximo trabalho, "Mnemesis", que será lançado a 8 de Junho.

Embalagem 
Um digipak de três painéis bastante agradável e acompanhado por um livrete no interior. Nele, é possível encontrar as letras de todos os temas (excepto de "Dreamjunkie", que é um bónus), os agradecimentos de todos membros, as informações relativas à gravação de "Sons of the System" e, no centro, uma fotografia de banda.


 


Conteúdo 
Um aspecto negativo de que me apercebi imediatamente quando ouvi esta edição foi o corte abrupto no fim de "Mnightmare". Depois de pesquisar sobre o problema, descobri que na edição americana o tema tem mais 20 segundos do que na europeia. Um problema de prensagem, provavelmente? Como bónus, esta edição traz "Dreamjunkie" e um remix de "Orbiting". A primeira segue a mesma linha que as onze canções originais do álbum e a segunda é uma versão electrónica pouco inspirada de "Orbiting" e que deverá agradar a poucos.

Tracklist
01. Sons of the System (5:35)
02. Diesel Uterus (4:31)
03. Mnightmare (4:34)*
04. The Erasing (4:07)
05. Climbing Towards the Stars (4:41)
06. March of the Tripods (6:53)
07. Fate (3:35)
08. Hero(in) (5:15)
09. Elongated Sporadic Bursts (3:51)
10. Within (4:45)
11. Orbiting (4:42)
-Bónus-
12. Dreamjunkie (4:22)
13. Orbiting (LÆTHERSTRIP Remix) (4:48)

*A duração deste tema na versão americana é de 4 minutos e 55 segundos.

Conclusão 
Apesar de simples, esta edição está muito bem conseguida em termos visuais. Já a nível de conteúdos deixa a desejar. Primeiro, porque os bónus são poucos e não muito interessantes e, segundo, porque aquele corte em "Mnightmare" deixa um sabor amargo na boca. Por isso, talvez não seja mal pensado investir mais algum dinheiro na edição americana.

1 comentário: